- WDO segue em congestão e não sabe para qual lado querer seguir. Acredito que os fatores que estão contribuindo para isso são os de sempre, China, consumo e expansão.
- Se a China não manter sua expansão em ritmo maior, ou, ao menos manter-se no nível atual, a demanda por commodities tende a desacelerar, e por consequência, a procura por dólares, respingando diretamente no mercado brasileiro, afinal, grande parte das commodities comercializada pelo Brasil no mercado exterior é vendida em dólar.
- Outro fator que pode contribuir para essa queda é o fato da China estar passando por crises em seu setor de construção civil, gerando descredito, e esse setor chinês é um grande consumidor de commodities em geral, respingando diretamente no Brasil.
- Com a alta da inflação mundo a fora, o consumo global tende a diminuir graças ao enfraquecimento de diversas moedas, contribuindo para que as commodities mais consumidas tenham quedas abruptas em suas cotações e atrelada a alta generalizada de preços, o ritmo de expansão tende a serem revistos em diversos países, fazendo com que os mesmo sejam mais cautelosos.
# Vamos ao gráfico #
- Podemos observar que as médias curtas, linhas verdes e vermelhas, estão ficando em posição flat, isso poderá fazer com que os preços tendem a tomar uma direção mais aguda se romper para baixo ou para cima dessas médias. Se for para baixo, as mesmas formaram importante resistência e, caso seja para cima, elas contribuíram com ponto de inflexão dos preços, servindo momentaneamente como ponto de decisão.
- Atenção extrema ao mercado externo, principalmente ao mercado Chinês e Americano.