Minha tese de investimentos se baseia nos seguintes pilares:
i) Abertura do mercado de capitais. Um momento atual mais favorável para os ativos de risco pode abrir uma nova janela para IPOs. Neste caso, a Cosan tem candidatas no seu guarda-chuvas para ser listada e que destravaria valor para o conglomerado, como a Compass e a Moove.
ii) Pico de investimentos ultrapassado e demanda resiliente. Com o topo do ciclo de investimentos da companhia ultrapassado, o processo de desalavancagem deve ganhar força em 2024. Aliado a demanda resiliente e avenidas de crescimento das empresas do conglomerado, a Cosan deve entregar bons resultados ao longo do ano.
iii) Desconto de holding. Em termos de valuation, o "desconto de holding" nos parece excessivo em nossos cálculos, o que traz mais assimetria de preço para ação, que deveria ser negociada com um desconto mais razoável.
iv) Crescimento de longo prazo. Em um horizonte maior de tempo, a consolidação e ganho de escala comercial do etanol de segunda geração (E2G) deve gerar um crescimento relevante para a receita da Raízen nos próximos 10 anos. Além disso, a extensão da malha ferroviária da Rumo na região Norte deve aumentar sua capacidade de transporte, também gerando um crescimento de volume relevante nos próximos 10 anos.
Dentre os principais riscos, destacamos: i) preço do açúcar e do álcool, commodities importantes para a geração de caixa da Raízen; ii) precificação irracional dos combustíveis no mercado brasileiro, o que pode ameaçar as margens do negócio de distribuição da Raízen; iii) eventos climáticos desfavoráveis para a agricultura, com efeitos sobre os canaviais da Raízen e o transporte de cargas pela Rumo; e iv) execução das avenidas de crescimento nas diversas empresas do grupo.
Partindo para a análise técnica, o papel se encontra num estado de sobre-venda, e está na região de fundo no canal de alta que vem seguindo no mensal, e também na região de tração de Fibonacci. Junto com isso, no gráfico de 1 hora já vemos o papel operando acima da média de 21 períodos e com movimentação de topos e fundos ascendentes.
Diante disso, vejo como uma boa oportunidade para o médio/longo prazo.