ReutersReuters

Musk pede que procuradores-gerais estaduais leiloem participação da OpenAI na reestruturação sem fins lucrativos, dizem fontes

ประเด็นสำคัญ:
  • Advogado de Musk pede leilão para decidir o valor justo dos ativos de caridade da OpenAI
  • A OpenAI afirma que a avaliação é decidida por consultores financeiros, pois trabalha para remover o controle sem fins lucrativos
  • Tribunal ouvirá sobre a liminar de Musk no caso

Um advogado do bilionário Elon Musk pediu aos procuradores-gerais dos estados da Califórnia e Delaware que pressionem a OpenAI a leiloar uma grande participação em seus negócios para decidir o valor justo de seu ativo de caridade durante sua reestruturação corporativa, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters na quinta-feira.

O advogado de Musk, Marc Toberoff, enviou uma carta aos principais responsáveis pela lei dos estados na terça-feira, argumentando que eles deveriam fornecer um processo de licitação competitiva para determinar o valor justo de mercado dos ativos de caridade da OpenAI para "proteger os interesses benéficos do público", já que a startup está trabalhando para remover o controle de sua organização sem fins lucrativos, de acordo com as fontes.

"Elon está se envolvendo em uma guerra jurídica. Continuamos focados em nossa missão e trabalho", disse o porta-voz da OpenAI em uma declaração. A startup disse anteriormente que a avaliação de seus ativos de caridade será determinada por consultores financeiros independentes. O Financial Times relatou a carta no início do dia.

Sam Altman foi cofundador da OpenAI junto com Musk e outros, e se tornou um dos maiores nomes do mundo da tecnologia após o lançamento da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT em 2022. Apoiada pela Microsoft MSFT, a OpenAI foi avaliada em US$ 157 bilhões em outubro após levantar US$ 6,6 bilhões de investidores.

A Reuters relatou pela primeira vez o plano do fabricante do ChatGPT de reformular sua estrutura corporativa para que seus negócios com fins lucrativos fossem independentes do controle sem fins lucrativos em setembro. A empresa delineou o plano (link) em detalhes no final de dezembro, dizendo que criaria uma corporação de benefício público para tornar mais fácil "levantar mais capital do que imaginávamos" e que o plano resultaria em "uma das organizações sem fins lucrativos com melhores recursos da história".

Musk, dono da startup de IA xAI, está processando a OpenAI em tribunais em um esforço para bloquear a conversão da OpenAI, que ela havia argumentado como um afastamento da missão que ele financiou a empresa. O tribunal provavelmente decidirá sobre a liminar que os advogados de Musk solicitaram no final deste mês.

A procuradora-geral de Delaware, Kathy Jennings, interveio no caso enviando ao tribunal um amicus curiae em 29 de dezembro, declarando que ela está atualmente revisando as mudanças propostas pela OpenAI.

"O fato de Delaware estar registrado afirmando que está monitorando a situação de perto deve definitivamente minar a disposição de um juiz de proibir uma transação que Musk e Encode caracterizam como perigosa, imprudente ou o produto de violações fiduciárias", escreveu Darryll Jones, professor de direito na Florida A&M University em um blog. A Encode é uma organização sem fins lucrativos de segurança de IA que se juntou aos esforços de Musk para bloquear a transição com fins lucrativos da OpenAI.

O procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, que também tem jurisdição, não comentou o caso, apesar de uma carta do Meta (link) pedindo para ele bloquear.

เข้าสู่ระบบหรือสร้างบัญชีฟรีถาวรเพื่ออ่านข่าวนี้

ข่าวเพิ่มเติมจาก Reuters

ข่าวเพิ่มเติม