Quinta-feira (30 de janeiro) Sessão europeia do ouro, Depois de a Fed ter anunciado a sua decisão sobre a taxa de juro na quarta-feira, o preço do ouro caiu para 2.744,65 dólares/onça, mas recuperou a maior parte das perdas após o discurso do Presidente Powell e finalmente fechou nos 2.759,73 dólares/onça, uma queda de 0,13%.
O índice do dólar norte-americano e o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos subiram brevemente após a decisão da taxa de juro, depois caíram e permaneceram quase estáveis, fechando a 107,95 e 4,530%, respetivamente. Powell disse que esperava ver mais progressos na inflação. De notar que o maior ETF de ouro do mundo, o SPDR, recuperou recentemente nos últimos dois dias após os seus ativos terem caído para um mínimo de seis meses, aumentando 4,02 toneladas para 865,34 toneladas na quarta-feira.
Política da Reserva Federal e Expectativas de Mercado
Os responsáveis da Reserva Federal decidiram por unanimidade manter as taxas de juro na faixa de 4,25% a 4,50% e não forneceram um calendário claro para os cortes nas taxas. A última declaração de política monetária excluiu a expressão "inflação lenta", indicando que a Fed ainda está a observar os dados da inflação e do emprego, bem como a incerteza das políticas de Trump.
As expectativas do mercado para cortes nas taxas foram ajustadas:
A probabilidade de um corte de juros antes de junho caiu para 40% (anteriormente cerca de 50%).
A probabilidade de um corte de juros em junho é de 73,4%, que é ainda o momento que mais preocupa o mercado.
A expectativa de um corte de juros antes do final do ano caiu para 44 pontos base (abaixo dos 48 pontos base anteriores), e a confiança do mercado em dois cortes de juros este ano diminuiu.
Os investidores estão preocupados que a política tarifária de Trump possa aumentar a pressão inflacionista, atrasando assim o ritmo dos cortes nas taxas. Os principais dados futuros incluem o PIB do quarto trimestre e os pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos Estados Unidos (divulgados hoje), bem como o índice de preços PCE de dezembro (divulgado na sexta-feira), que podem afetar as decisões políticas do Fed e as tendências de mercado.
Atualmente, a força dos touros do ouro ainda é suficiente, mas a resistência da faixa superior de 2778-2780 não pode ser ignorada. Ao mesmo tempo, a área inferior 2766-2761 construiu uma linha de suporte sólida. Para as operações comerciais nos EUA, uma equipa de analistas profissionais de ouro recomenda que os investidores adotem principalmente uma estratégia de venda a descoberto de recuperação, complementada por uma estratégia de venda a longo prazo de baixo nível. Ao mesmo tempo que desfrutamos da alegria trazida pelo aumento dos preços do ouro, devemos também ter cuidado com o risco de retornos trazidos pela resistência superior, fazer layouts razoáveis e operar de forma constante para avançarmos de forma constante no mercado do ouro.
Estratégia de operação de mercado dos EUA 1: Recomenda-se short-selling perto do ressalto de 2780, stop loss de 2787 e o objetivo é 2766-2760.