Em análises anteriores observamos o mercado e seu comportamento com uma movimentação muito ruim em zona de topo descrita aqui em baixo.
O aumento das taxas de juros poderia impactar em uma correção nos mercados, revise essa análise aqui feita no dia 05/01/22👇🏻
Por mais que eu não estivesse tão pessimista, julgo que com a situação atual de mercado, todo cuidado é pouco!
Em estudos anteriores eu trouxe para os amigos alguns dados de movimentos que ocorreram no passado, considerando o pior cenário possível!
Realmente observamos uma correção, o que eu não esperava era alguns cenários que vou trazer aqui 👇🏻
No DXY, acreditava em uma correção mais profunda, após testar essa resistência respeitada desde 2017 Isso poderia se refletir em um alívio nos índices americanos em geral, promovendo um pullback mais amplo em meio a suas tendências de baixa.
Podemos considerar que o DXY pode estar rompendo uma consolidação dos últimos 7 anos, e existe uma correlação inversa entre índices e dólar, então se o dólar continuar subindo é provável que os índices vão continuar caindo, isso traz mais tensão ao cenário econômico.
Além disso, em tempos de grande inflação é comum observarmos a taxa de juros subindo e aqui vem outro ponto importante:
A inversão da curva US10Y-US02Y que ocorreu alguns meses atrás anteciparam as últimas recessões.
Em minha leitura as taxas de juros vão continuar subindo até porque os americanos estão observando a maior inflação dos últimos 40anos!
É o fim do dinheiro fácil! É possível observar o rompimento de uma linha de tendência de baixa que conduz as taxas de longo prazo.
Consequências de taxas de juros mais elevadas!
Resumidamente a medida que as taxas de juros sobem, empresas sofrem mais para captação de recursos, pois o custo agora está mais alto, dificultando muito operações focadas em crescimento e por fim juros mais altos desestimulam o apetite ao risco.
Muitos não consideram o efeito defasagem, e estudos mostram que pode levar até 6 meses para que a alta dos juros reflitam na economia real!
Resumidamente o problema é sempre o mesmo, pelo efeito defasagem existe uma demora significativa para ocorrer um aumento das taxas de juros, por consequência o oposto é verdadeiro.
Então acompanhar as taxas de juros é muito importante, visto que a simples sinalização de aumento já reflete nos mercados de maneira negativa, o aumento por consequência traz correções significativas.
Observar os mercados como um todo para mim nunca fez tanto sentido, as correlações são importantes para o dia dia do operador, recomento fortemente cada um acompanhar as correlações de modo a ter uma noção mais clara de um possível cenário.
E lembre-se que sempre em um movimentos corretivo parece que tudo vai acabar! veja como o mercado se comporta frente a EMA 200 e a MA 200 no semanal qualquer que seja o ativo em tendência de alta, compras com barras de sinais nessas médias para o longo costumam ser uma boa, então ou o SP500 vai segurar nessa zona entre as médias ( tradingview.com/x/uN8GsYZK/)
Ou vamos fazer um movimento mais longo de queda com o pior cenário explicado aqui👇🏻
Lembre que: O mercado é um jogo de pontos corridos, aventuras de curto prazo podem prejudicar sonhos de longo prazo! ________________________________________________
Espero conseguir contribuir na leitura dos amigos e caso tenha alguma sugestão deixe aqui em baixo nos comentários, estamos aqui para aprender sempre. Não sou o dono da verdade, esse é apenas um conteúdo com base no meu racional.
🔴Disclamer: Os comentários acima refletem única e exclusivamente minha opinião, isso não é recomendação de compra ou venda. Apenas uma série de estudos publicados, para que junto com a comunidade possamos discutir sobre táticas e técnicas operacionais.
🔹Gostaria de fazer alguma pergunta, tirar aquela dúvida? Fique à vontade, terei o prazer em ajudar.