ดัชนี Bovespa
ลดลง

Estudo Semanal do Índice Bovespa

#ibovespa #b3 #análisesemanal #análisegráfica #análisefundamentalista #ações #bolsadevalores

O Ibovespa fechou a semana em baixa de –0,61%, a 112.879,85 pontos.

Esta é a primeira queda semanal depois de cinco semanas de alta. Em função disso, chamo a atenção para a formatação do candle dessa semana: uma “Estrela Cadente”.

O padrão “Estrela Cadente” é uma figura formada por um único candle e deve aparecer necessariamente após uma tendência de alta. É um dos sinais mais importantes de que esta tendência está atingindo seu final.

A configuração deste padrão é em função da diferença de tamanho da sombra superior e o seu corpo, ou seja, a sombra superior deve ter, no mínimo, duas vezes o tamanho do corpo para ser uma “Estrela Cadente. E para sabermos se há essa diferença pegaremos o valor da máxima semanal e diminuiremos com o valor de abertura, para descobrirmos o tamanho da sombra; depois, pegaremos o valor de abertura e diminuiremos com o valor de fechamento, para descobrirmos o tamanho do corpo. Assim, saberemos se a sombra tem o dobro do corpo, para classificarmos como sendo o padrão “Estrela Cadente”.

Sombra = (Máxima) – (Abertura)
Sombra = (115.734,45) – (113.643,00)
Sombra = 2.091,45 Corpo = (Abertura) – (Fechamento)
Corpo = (113.643,00) – (112.879,85)
Corpo = 941,88

Veja, portanto, que o tamanho da sombra tem mais que o dobro do tamanho do corpo, perfazendo dessa forma a configuração do padrão gráfico estudado.

Faz-se esta análise mais aprofundada do candle semanal, pois ela indica reversão da tendência de alta no curto-médio prazo, para uma possível nova tendência de baixa. E, também, respeita a tendência de baixa do médio-longo prazo.

Este movimento de reversão do candle semanal leva muito em consideração às tensões político-internacionais que ocorrem sobre um possível conflito armado na Ucrânia envolvendo Rússia, EUA e o continente europeu como um todo. Esta escalada é motivo de notícias negativas a várias semanas e ganhou um novo pico ao longo desta última semana afetando o mercado de renda variável como um todo que se encontra já averso à riscos e que tem potencial para afetar a economia global como um todo. Vale lembrar, também, que a alta de juros pelo Banco Central norte-americano (Federal Reserve) na reunião de política monetária do próximo mês de março ainda segue no radar, ainda mais com o índice de inflação em alta. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa.

Portanto, a projeção de alta para o curto-médio prazo encontra-se em risco diante da reversão desta última semana, sendo possível que fique longe do alvo em 118.258,87 pontos (linha azul superior do gráfico), ou até mesmo que perca o posicionamento gráfico do “Fundo Duplo” que sustenta tal projeção. E a projeção de baixa para o médio-longo prazo continua, com o alvo em 89.314,77 pontos (linha azul inferior do gráfico), em concordância com as análises feitas nas semanas anteriores.

Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!

คำจำกัดสิทธิ์ความรับผิดชอบ