ÍNDICE SEGUE LATERALIZADO APESAR DE TENTATIVA DE QUEDA

Em minha última análise do gráfico diário do Índice Bovespa, o price action, a partir do dia 17/11/2023 até os dias de hoje, estava formando o padrão gráfico “Ombro-Cabeça-Ombro” (padrão gráfico “OCO”), em que faltava apenas a formação do segundo ombro deste padrão gráfico, bem como o rompimento para baixo de sua linha de pescoço.

No entanto, a partir do dia 15/02/2024, o price action do Ibovespa tomou outro rumo (de tendência de alta), na qual não condiz com o padrão gráfico até então que eu acreditava estar em formação.

Em função disso, ao projetar uma linha de tendência de baixa a partir das máximas dos dias 28/12/2023 e 07/02/2024, percebe-se que não estamos diante do padrão gráfico “OCO” conforme visto anteriormente, mas sim do padrão gráfico “Flâmula de Alta”, padrão este de continuidade da tendência de alta iniciada deste março de 2023.

A linha superior do triângulo que forma o padrão “Flâmula de Alta” foi efetivamente rompida no dia 20/02/2024. Entretanto, o price action segue lateralizado na região entre os 134mil pontos e os 125mil pontos.

O que a linha superior deste triângulo era uma linha de resistência antes do efetivo rompimento, agora serve como principal linha de suporte ao price action que segue lateralizado sem demonstrar força efetiva para romper as resistências (máximas) históricas do Índice Bovespa.

Mesmo assim, as projeções da bolsa brasileira seguem sendo de tendência de alta, com alvos em 137.611,63 pontos (projeção feita a partir do padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”), bem como 145.193,51 pontos (projeção mais otimista feita a partir do mesmo padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”), e 148.668,75 pontos (esta projeção feita a partir do padrão de continuação de tendência de alta “Flâmula de Alta”).

No entanto, a máxima histórica do Índice Bovespa, em 134.391,67 pontos, segue sendo a principal linha de resistência do price action atualmente.

Portanto, enquanto não houver o efetivo rompimento da máxima histórica em 134mil pontos, bem como não romper o que era para ser a linha de pescoço do padrão gráfico “OCO”, acredito que o Ibovespa seguirá lateralizado e não efetivamente em continuidade da tendência de alta.

As principais linhas de suporte seguem sendo a MMA-200 (linha roxa do gráfico), como também a LTA (linha branca ascendente do gráfico). E o Índice de Força Relativa segue em tendência de baixa, em um aparente padrão gráfico baixista (padrão gráfico “Bandeira Ascendente de Baixa”), conforme pode ser visto na imagem abaixo.

สแนปชอต

No mais, gráfico mensal segue em tendência de alta, apesar da queda do mês de janeiro de 2024; e o gráfico semanal nos mostra a força compradora versus a força vendedora na qual faz o Índice permanecer lateralizado.
Chart PatternsTechnical IndicatorsTrend Analysis

และใน:

คำจำกัดสิทธิ์ความรับผิดชอบ