Olá pessoal, hoje vos trago um estudo do S&P 500 no gráfico horário.
O S&P 500 no dia 26/08 encontrava-se em uma região de trapzone [região entre a SMA200 e SMA20 neste caso] (região na qual não se sabe qual média irá vigorar, importante não tomar decisões nesse momento). A expectativa do dia girava em torno de Jackson Hole ( evento que reúne os principais presidentes dos maiores Bancos Centrais do mundo), já que as decisões que podiam ser anunciadas mexeria com o humor do mercado. E de fato foi o que aconteceu, o mercado não reagiu bem ao discurso anunciado pelo presidente do FED, o que desencadeou uma puxada muito forte para baixo (Neste momento antes do marubozu de alta perceba que temos a formação de uma vela que toca a SMA 200, neste momento temos um topo importante formado).No dia 02/09 com o anuncio dos dados relacionados ao Payroll, o mercado tentou jogar o preço para cima devido ao resultado que aparente veio dentro do esperado e causou uma leve euforia, no entanto, logo toda essa euforia foi quebrada com um grande engolfo de baixa (e aqui é onde está a parte importante, esse engolfo além de frustar as expectativas dos touros em retomar a tendência da semana anterior do mercado, também deixou um segundo topo, no qual foi possível traçar uma linha de tendência de baixa "LTB"). A partir da formação da LTB, podemos traçar sua linha de retorno (LR), que se for confirmada válida esse suposto canal de baixa. Dito e feito, a linha de retorno apresenta diversos toques na parte inferior, o que por sua vez valida todo esse canal de baixa formando por esses dois topos.

Perceba que com o canal de baixa formado, vários toques aconteceram na sua linha média ( linha branca pontilhada), que por duas vezes foram uma resistência forte, jogando o preço para a linha de retorno. Após os dados do Payroll o mercado lateralizou exatamente sobre ela praticamente andando de lado (o que chamamos de PowerBreakout que logo foi frustado pelo engolfo de baixa. No pregão da última sexta feira, o preço fechou exatamente em cima da linha média, o que nos deixa um alerta.

Observando todo o cenário econômico e toda a conjectura mundial, é provável que a linha média, assim como a LTB desempenhem a função de uma região de forte resistência que provocaria uma maior queda do preço até o suporte mais próximo (linha vermelha). Caso esse suporte seja perdido, o preço pode acelerar cada vez mais para baixo, buscando os próximos alvos das projeções de Fibonacci (visto que a partir do primeiro topo até a primeira setinha preta na linha média, o preço armou e confirmou um pivô de baixa).

E você acredita que o S&P 500 nos próximos dias irá explorar águas mais profundas?
Beyond Technical AnalysisChart PatternsTrend Analysis

คำจำกัดสิทธิ์ความรับผิดชอบ