O crescente poder do investidor individual
Investidores profissionais há muito tempo têm vantagens significativas em relação aos investidores individuais. Eles têm vastos recursos à sua disposição, incluindo tecnologia, dados e equipes dedicadas de analistas de mercado.
A sabedoria prevalecente é que o campo de jogo é tão desequilibrado contra os pequenos investidores que eles praticamente não têm chance de obter vantagem sobre os grandes players que moldam o mercado.
No entanto, a realidade é que os indivíduos têm muito mais poder no mercado hoje do que nunca antes, e suas perspectivas só estão melhorando.
Investidores individuais (também conhecidos como investidores de varejo) estão reivindicando uma parcela crescente do volume total de negociações, atingindo um recorde de 23% em janeiro de 2023, contra apenas 11% em 2011.
Também houve um aumento notável no investimento entre as famílias americanas: o Federal Reserve relata que 21% das famílias detinham propriedade direta de ações em 2022, em comparação com 15% em 2019.
Vamos examinar alguns fatores que permitem que investidores menores criem um campo de jogo mais nivelado.
Melhor acesso a informações financeiras
Algumas décadas atrás, grandes investidores profissionais eram os guardiões da pesquisa proprietária e da análise aprofundada do desempenho das empresas.
Essas organizações mantinham suas informações bem guardadas, dificultando que os indivíduos tivessem acesso ao mesmo nível de informação.
Em vez disso, os pequenos investidores tinham que reunir detalhes de fontes como jornais, consultas com corretores e relatórios anuais corporativos.
Esse processo pode ser demorado e caro, e as informações geralmente estavam desatualizadas quando chegavam aos investidores.
Hoje, a internet permite que as pessoas acessem informações financeiras detalhadas sob demanda.
Agora, pequenos investidores podem revisar dados de mercado em tempo real, classificações de analistas, notícias da empresa e relatórios financeiros, o que os equipa para tomar decisões mais informadas e reagir rapidamente às mudanças do mercado.
Negócios de menor custo
O custo das negociações também passou por uma transformação significativa.
Antes da desregulamentação das comissões em 1975, os investidores tinham que pagar uma comissão total padrão de 4% nas negociações — 2% ao comprar uma ação e outros 2% ao vender.
Esse alto custo significava que apenas os investimentos mais promissores valiam o risco.
A ascensão de corretores de desconto e, mais recentemente, de plataformas de trading sem comissão, como a Robinhood, tornou a negociação muito mais acessível às massas.
Investidores individuais agora podem comprar e vender ações sem pagar taxas elevadas, ao contrário dos investidores profissionais, que ainda muitas vezes são sobrecarregados com custos consideráveis de negociação.
Flexibilidade para se mover no seu próprio ritmo
Como os investidores profissionais geralmente administram o dinheiro de outras pessoas, eles enfrentam pressão de seus clientes para entregar retornos em tempo hábil.
Enquanto isso, os investidores individuais são livres para operar em seus próprios prazos, sem precisar prestar contas a partes interessadas externas.
Eles têm o luxo de esperar pelas oportunidades certas — um bom arremesso para bater, por assim dizer.
Oportunidades de investir em empresas menores
A capacidade de investir em empresas menores e menos conhecidas é uma oportunidade fundamental para investidores individuais.
Como investidores profissionais compram e vendem grandes volumes de ações de uma só vez, suas negociações geralmente afetam os preços das ações: a compra faz os preços subirem, enquanto a venda faz os preços descerem.
Como resultado, eles geralmente estão limitados a negociar ações de grande capitalização que possam acomodar o volume que precisam movimentar.
Os investidores individuais, por outro lado, são muito mais ágeis e podem negociar sem se preocupar em mover o mercado.
Essa flexibilidade permite que eles invistam em empresas de todos os tamanhos, dando-lhes acesso a oportunidades de investimento que as grandes empresas normalmente não conseguem aproveitar.
Os pequenos investidores também estão em uma ótima posição para buscar oportunidades de investir em empresas regionais de sucesso com as quais interagem em suas vidas diárias.
Descobrindo valiosos ‘estoques sob as rochas’
Empresas menores superaram ações de grande capitalização durante a maior parte do século passado, e os investidores de hoje estão finalmente começando a colher os benefícios dessa tendência.
Na AB Freeman School of Business da Tulane University, a O programa Burkenroad Reports explora os tipos de ações que têm valor único para investidores individuais. Por meio deste programa, os alunos conduzem pesquisas aprofundadas sobre ações de pequena capitalização pouco conhecidas — que gostamos de chamar de “ações debaixo de pedras”.
Seus relatórios focam em empresas que podem ser negligenciadas por investidores profissionais, mas oferecem um potencial significativo de crescimento. Os relatórios Burkenroad são disponível ao público, fornecendo aos investidores análises imparciais e de alta qualidade que ajudam a descobrir joias escondidas no mercado.
Para aqueles interessados em explorar mais, outros recursos gratuitos para pequenos investidores incluem:
Ao aproveitar esses recursos, investidores individuais podem aproveitar oportunidades que não estão disponíveis para os profissionais, solidificando sua crescente influência no mercado de ações.
( Peter Ricchiuti é professor de finanças na AB Freeman School of Business da Universidade Tulane. As opiniões são suas.)