Operar como Trader na bolsa siginifica que você tomou a iniciativa de ser um comerciante de ativos financeiros! A própria palavra trader significa comerciante. Sendo assim, seja como autônomo ou como empresário, a primeira coisa que você deve fazer é se planejar! Para isso como administrador sugiro que você crie um plano de negócios. Segue abaixo um pequeno esboço de tópicos de como montar um plano de negócios para ser trader em full time ou dividir com outras atividades de trabalho:
ITEM 1: A primeira coisa a fazer é parar de perder dinheiro na bolsa! Se prometa isso como se sua vida dependesse disso!!!! ITEM 2: Resumo Executivo - Objetivo, Justificativa para o negócio ser trader, Missão pela qual ser trader, Visão como trader, Valores como trader. ITEM 3: Faça uma análise Swot (pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades) que facilitarão ou dificultarão a sua decisão. ITEM 4: Plano Operacional - plataforma a ser assinada, estrutura de hardware, tempo de trabalho operando, rotina. ITEM 5: Metodologia Operacional e Riscos: quais ou qual indicador irá usar, qual sua estratégia, seu jogo, pontos bem definidos de entrada e saída, gestão de risco de no mínimo 1 para 1, quantidade de contrados ou ativos que irá entrar (seja rigoroso nisso, não se alavanque se não sabe o que está fazendo!). ITEM 6: Planejamento Financeiro. Seus custos fixos, seus custos variáveis, seu capital social (com quanto irá começar na bolsa!), após boa consistência em ganhos, se programe para o leão e coloque na conta o IR, Payback do seu capital, custo de oportunidade (vale mais renda fixa ou tomar risco na variável de acordo com seus resultados??!), remuneração do capital pela inflação e correção.
Mão na massa! Foco e boa sorte! Lembre-se, esse é um trabalho como outro qualquer, e até mais difícil pois é de altíssimo rendimento, então não se iluda com a vida boa antes da hora....ela vai chegar, mas só quando você merecer!