Temos dois canais aos quais devemos dar alguma atenção:
1- Um que se vem formando desde os anos 90', um canal ascendente, que é esclarecedor em relação à tendência de longo prazo, que está agora a ser ameaçado (ou reforçado) após a formação do fractal nos 5.99 - a forçar novo período de consolidação;
2- Uma "bullish flag" - bandeira de alta - mais recentemente formada num canal paralelo descendente entre os máximos formados nos 5.99 em Maio de 2020 e o suporte formado nos 4.58 em Abril deste ano.
Nota educacional: O eventual falso rompimento da resistência de um canal, pode ser seguido de um teste ao suporte do mesmo - independentemente do "timeframe" em que é formado;
Aplicando a teoria a este caso, o falso rompimento do canal ascendente, pode forçar o teste ao suporte do mesmo, o que implica uma queda aos 3.00 / 2.50. No entanto, só poderemos confirmar o falso rompimento do canal, após a recuperação da resistência anterior posicionada nos 4.24, pelo qual teremos de aguardar pacientemente.
Mais movimento de alta? Com o suporte formado nos 4.58 "alimentado" pela divergência de alta escondida (bullish hidden divergence) a sugerir mais movimento a favor da tendência, temos de estar atentos ao potencial rompimento do fractal formado nos 5.99, que pode desencadear um movimento em direção aos níveis de Fibonacci projetados acima dos 6.48, com especial atenção à extensão projetada nos 7.21 - a extensão de 224% - e a eventual formação de um padrão de baixa - que pode forçar nova retração após concluído.
Posto isto, espero mais movimento de alta após o rompimento do padrão "bullish flag", e apenas uma queda abaixo dos 4.24 fará soar os alarmes para uma eventual alteração na tendência.