Começando uma serie de estudos de movimentos que são chamados de trade de livro.
São movimentos que aos olhos dos grafista segue os clássicos movimentos descritos em teorias e modelos relatados pelos grandes autores da analise técnica.
Para os apaixonados dos gráficos sabe quanto é satisfatórios vê esses movimentos acontecendo, pois reforça o quanto o estudo da analise gráfica não é puro achismo.
Para os iniciantes como eu fica a dica que sim a analise técnica funciona e o quanto é importante o seu estudo.
Lembrando que as analises são estudos baseados nos conceitos que venho aprendendo e não quer dizer que outras interpretações sejam cabíveis.
lembrando que o conteúdo é mais básico para ajudar os iniciantes.
Vamos aos gráficos:
GRND3 - Grendene - MOVIMENTO DE (OCO) - COM PULL BACK
Aqui temos o clássico Ombro-Cabaça-Ombro uma figura gráfica de reversão de tendência, pois acaba sempre formando um pivot de baixa quebrando uma sequencia de alta.
- Contexto geral do ativo.
Vinha em uma super tendência trabalhando em uma canal de alta fazendo topos e fundos ascendentes com objetivo de teste de topo histórico.
- Rompimento falso
Vemos o ativo rompendo topo histórico e em seguida tendo a negação do rompimento que acabou rompendo a LTA do canal de alta e dando inicio a formação do OCO.
Características do Ombro-Cabaça-Ombro (OCO)
- É uma figura de reversão de tendência altista, - Acaba formando o pivot de baixa chamado de pivot primário, pois quebra uma LTA, - Não tem uma taxa de acerto expressiva, tende a falhar muitas das vezes, - Esperar o pull back da reta pescoço é a forma mais inteligente de operar essa figura gráfica, - A quebra do ombro direito traz uma retomada da tendência altista, - Muitas vezes é chamada de pivot ABC das ondas de Elliot.
Pontos de entrada na GNRD3
1- Setup 9.1 Lerry Williams na falha do rompimento. Entrada agressiva.
2 - Rompimento do pivot de power breakout na mme9 com candle que tem um bom afastamento da zona rompida e volume.
3 - Pull back após rompimento da reta pescoço e entrada pelo setup ponto continuo na mma21. entrada mais assertiva.
- Ondas de Elliot
Muitas das vezes esse OCO que gera o pivot primário da quebra da LTA, pode ser interpretado como o pivot ABC das ondas de Elliot.