Anteontem, quase às duas da madrugada terminei meu primeiro livro de 2020. Meu objetivo é ler um livro por semana e acabei atrasando e concluindo um livro em duas semanas. Mas o objetivo segue firme.
O livro que acabei de ler se chama “Eterna Vigilância”, escrita pelo Edward Snowden e um outro camarada que esqueci o nome. Na verdade o relato é em primeira pessoa, indicando que Snowden relatou tudo, mas provavelmente quem escreveu foi o jornalista.
O livro é muito bem escrito. Consegue explicar de uma maneira simples mas sofisticada todos os acontecimentos. Como se trata do que o Snowden viveu, a narrativa te prende a cada página.
Eu assisti o Documentário “Citizenfour”, na qual a Diretora Laura Palsen mostra o exato momento em que Snowden se revela. Aliás, pode ser que você não saiba quem é o Snowden, então vou explicar.
Edward Snowden trabalhava para a maior Agência de Inteligência do mundo: a NSA. Ele era tecnólogo e descobriu que o Governo americano expiona tudo e todos. Basicamente tudo que você procura na internet, transmite pela câmera do celular, do notebook, da televisão (detalhe: sem estar filmando. Eles conseguem acessar suas câmeras sem você saber).
Snowden quis revelar ao mundo que não existe mais privacidade e que os EUA violam todas as leis do mundo ao invadir a vida de todos. Ele entregou diversos documentos secretos que provaram a existência de um sistema de vigilância global.
Esse livro que acabei de ler detalha a vida de Snowden com muito mais profundidade que o Documentário da Laura e até do filme sobre ele. Eu queria saber como ele pensa e esse livro conseguiu me contar isso.
A mente de Snowden é incrível. Ele é um hacker nato. Aliás, se você quer saber como um verdadeiro hacker pensa, leia esse livro. É surpreendente a capacidade dele de pensar sobre o funcionamento das coisas e ir até o âmago de tudo.
Snowden é um herói. Uma pessoa que sacrifica a própria vida em favor dos outros torna o mundo um lugar melhor.